ALONGAMENTO DE UNHAS: MITOS E VERDADES
Os alongamentos de unhas são estratégias muito utilizadas para quem deseja manter as unhas lindas e compridas por mais tempo.
Os métodos mais conhecidos são: o gel, a porcelana (já falamos deles aqui), o acrílico, o acrigel e as fibras de vidro. Casa um deles possui uma técnica de aplicação diferente, porém o resultado é o mesmo: unhas grandes e firmes.
Porém, ouve-se muito dizer que o alongamento é prejudicial às unhas naturais. Há também quem diga que a técnica as deixa mais fortes e saudáveis. Afinal, quem tem razão?
Para não restar mais dúvidas, separamos as frases mais comentadas sobre esse assunto e explicamos o que é mito e o que é verdade:
“OS ALONGAMENTOS ENFRAQUECEM AS UNHAS NATURAIS”
MITO
Os produtos utilizados não estragam as unhas. Se a sua unha já for saudável, não haverá problemas. Mas se ela já estiver enfraquecida ou com alguma doença, a aplicação não é recomendada pois poderá piorar a condição.
O que pode deixar as unhas naturais mais fracas é o momento da aplicação e da remoção com as técnicas incorretas:
Preparação das unhas: Nesta etapa, a oleosidade é retirada com uma lixa. Se o profissional lixar demais, haverá desgaste nas unhas.
Retirada do alongamento: É muito importante que a retirada seja realizada no salão, pois é necessária a utilização de um removedor específico. Com este produto, o alongamento sai com facilidade. Não retire nunca em casa, pois esse é o fator que mais danifica as unhas naturais.
“OS ALONGAMENTOS AJUDAM A UNHA NATURAL A CRESCER”
MITO
O alongamento pode causar a impressão de que as unhas crescem mais rápido pois forma uma camada em cima delas. Isso evita a descamação e protege a unha contra fatores externos, diminuindo as quebras e evitando que seja roída. Porém, o alongamento não possui nenhum componente que ajude diretamente no crescimento.
“UNHAS DE PORCELANA SÃO A ALTERNATIVA MAIS SAUDAVEL”
VERDADE
A porcelana é um material menos agressivo, por isso tem menor chance de causar alergias, irritações e de oferecer riscos à saúde da unha natural. Portanto, as unhas de porcelana podem ser consideradas a alternativa mais saudável de alongamento.
“UNHAS POSTIÇAS CAUSAM FUNGOS”
MITO
O processo de aplicação é uma etapa muito importante para manter as unhas alongadas com saúde. Deve ser realizado por um profissional habilitado que siga corretamente todo o procedimento. Dessa forma, a colocação em um salão confiável e higiênico é fundamental. Além disso, a manutenção também é de extrema importância para mantê-las saudáveis.
“AS UNHAS NÃO RESPIRAM COM O ALONGAMENTO”
MITO
Você já deve ter ouvido falar que as unhas precisam “respirar” livres de produtos químicos, certo? Isso é mito, pois as unhas não respiram. O que acontece é que é interessante tirar o esmalte e o alongamento de vez em quando para observar se a unha está saudável e se está tudo bem com ela.
“UNHAS POSTIÇAS POSSUEM CONTRAINDICAÇÃO”
VERDADE
Gestantes, diabéticos, menores de 16 anos, pacientes em tratamento contra o câncer, e pessoas com micose nas unhas são contraindicadas para realizar alongamento de unhas.
“ALONGAMENTOS FORTALECEM AS UNHAS”
MITO
Os alongamentos não possuem nenhum componente que proporcione a recuperação de unhas fracas. Eles, porém, encapam as “unhas”, tornando-as mais resistentes à quebra.
Gostou desse tema? Confira também nosso post sobre os cuidados necessários com as unhas alongadas.